A CONGREGAÇÃO DAS RELIGIOSAS DO AMOR DE DEUS

A Residência Amor de Deus, residência sénior, situada em Fátima, é propriedade da Congregação das Religiosas do Amor de Deus. Esta foi fundada em Toro (Espanha) em 1864, pelo sacerdote madrileno D. Jerónimo Mariano Usera y Alarcón.

O seu Fundador

Jerónimo Usera nascera a 15 de setembro de 1810. Personalidade rica, dinâmica, culta, audaz, cheia do amor de Deus que o tornou extraordinariamente atento às necessidades das pessoas e dos grupos mais carenciados, procurando dar uma resposta adequada a cada situação concreta. Com apenas 13 anos de idade, afirma com convicção: “Sinto que Deus me chama a fazer o bem na terra”. E assim foi ao longo da sua vida. No dia 18 de maio de 1891, um dos jornais de Havana (Cuba), ao noticiar a sua morte, reiterava: “Nunca chamou às suas portas uma necessidade que não fosse imediatamente socorrida”.

O seu Carisma e Missão

A Congregação fundada pelo P. Usera tem como finalidade principal a educação integral da infância e juventude, com um estilo próprio onde o amor é a origem, o fim e o meio. No processo educativo sempre está presente a proposta de adesão pessoal à Verdade, com a consequente experiência positiva que conduz à realização do Bem. O Carisma da Congregação consiste em encarnar o amor de Deus na vida e manifestá-lo assim aos outros no dia-a-dia. Este Carisma dá forma a todas as formas de concretização da missão congregacional, que se realiza a partir da valorização do mundo e da pessoa como obra do amor de Deus: O homem leva Deus no fundo do seu coração. (P. U.) A Congregação, indo para além da sua finalidade mais específica, como o seu Fundador está atenta às diferentes situações da sociedade e acolhe a necessidade de evangelho, cultura e humanização como um apelo permanente, procurando dar uma resposta sempre que julgar que aí pode realizar o seu Carisma fundacional e dispor dos meios necessários para prestar ao ser humano um serviço condigno.