O Amor faz-nos sábios…

A formação Carismática continua na família Amor de Deus, agora com o tema “O Amor faz-nos sábios”.

Esta formação decorreu no mês de Junho de 2015 na Casa Provincial das Religiosas do Amor de Deus, onde todos os colaboradores participaram de uma forma empenhada e dinâmica.

A finalidade deste tema, tal como o nome indica, é deixar fluir o Amor no nosso dia-a-dia, quer com a família, os amigos, os conhecidos, quer nas nossas relações laborais uma vez que é aqui que passamos grande parte do nosso dia e damos o nosso melhor contributo com brio e dedicação.

Terminamos esta ação com uma dinâmica oracional em que cada um, tendo um pedacinho de tecido, foi convidado a juntá-lo aos dos restantes participantes de forma a construir uma "colcha de retalhos", que será tanto mais bela, quanto a diversidade e harmonia de cores e padrões. Todos unidos construindo a união e fraternidade, cada um a seu modo, formando a grande colcha da unidade e pluriformidade.  

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.”

 

Deixamos alguns ecos dos participantes:

Liliana Reis - O Amor está em todo lado, o difícil é percebe-lo,  mas se formos capazes disso, seremos mais felizes e, principalmente, mais sábios!

Estas formações são importantes porque nos fazem desenvolver características muitas das vezes desconhecidas, bem como nos ajudam a identificar situações que podemos melhorar no dia-a-dia.  Também nos ajuda a adquirir conhecimentos que nos torna mais confiantes e sabedores. Acima de tudo, partilhei momentos de diversão com as colegas e consegui soltar a criança que está dentro de mim.

 

Ana Isabel - Neste encontro aprendi que Ser Sábio, não é ser só inteligente ou ter conhecimentos sobre determinado assunto, mas sim o saborear/ruminar os acontecimentos vividos e aprender com eles para no dia-a-dia, no trabalho, com a família, etc… aplicar a sabedoria adquirida, e encontrar o melhor caminho para ser feliz e andar bem com os outros.

Nem sempre o caminho da felicidade é o caminho mais fácil, existem muitos obstáculos a superar, muito sofrimento, muitas perdas, mas Deus sempre está do nosso lado! Se acreditamos que temos Deus dentro do nosso coração tudo fica mais fácil, pois somos seres criados à sua semelhança de uma forma única, tal como um retalho de tecido, que juntos formam a colcha de retalhos, retalhos que são unidos pelo Amor, Respeito, Compreensão, Paciência, …

 

Maria da Conceição - Estes momentos são muito importantes porque fortalece a comunhão entre todos. O tema ajuda-nos a perceber que todos nos podemos tornar sábios na medida que integramos novas experiências em nós e sabemos acolher as diferenças dos outros como riqueza.