Foi há 125 anos...

1891 * 17 de maio * 2016

Hoje recordamos com carinho e gratidão o Venerável Padre Usera, Fundador da Congregação das Religiosas do Amor de Deus.

Foi há 125 anos. Era domingo. Ao romper da manhã, na cidade de Havana, Cuba, começava para o Padre Usera o Novo Dia, o da eternidade, para sempre junto de Deus a Quem tinha amado e servido fervorosamente durante toda a sua longa vida.

Os jornais de então noticiavam:

«Era o Padre Usera uma pessoa muito apreciada pelo seu carácter bondoso, caridade inesgotável e sólida ciência.»

«Brilhou pelas suas muitas virtudes, pois só desejava fazer o bem a todos: pobres, doentes, crianças, juventudes, etc.»

«Morreu pobre, muito pobre, porque nunca bateu às suas portas uma necessidade que não fosse imediatamente socorrida.» «Os pobres encontravam nele um verdadeiro pai.»

Neste dia de recordação entranhável, damos graças ao Senhor pela riqueza do Carisma «Amor de Deus» na Igreja, de que ele foi mediador, ao serviço de uma sociedade onde reine o amor de Deus em todos os corações, esse amor que fez do Padre Usera uma pessoa «sábia e santa».

Da sua vida, sob o lema “dizer a verdade e fazer o bem”, aprendamos a viver semeando à nossa volta o bem, que nos faz mais felizes, e vivendo na verdade, que nos torna verdadeiramente livres.

Que desde o céu ele atraia sobre todas as instituições onde se realiza a missão desta família carismática (Escolas, Lares, Residências, Casas de Espiritualidade, …) as maiores bênçãos do nosso Deus, que é Pai rico em clemência e misericórdia.