1864 - 27 de abril – 2017

Estamos a viver o tempo pascal, a celebrar a Vida nova que Jesus nos alcançou com a sua morte e ressurreição.

Dentro desta quadra de alegria e esperança, a Família “Amor de Deus” é agraciada com uma linda celebração: o aniversário da Fundação da Congregação das Irmãs do Amor de Deus.

27 de abril. Para a Família Amor de Deus, não é apenas uma data, é uma missão, é o resumo e o compêndio de uma vida feita gratuidade e disponibilidade.

Celebramos a vida de quem soube encarnar um Carisma em todo o seu ser, Jerónimo Usera, e a vida de tantas irmãs e leigos que, desde há 153 anos, têm sido capazes de escrever esta história do amor de Deus encarnado em pessoas concretas, manifestando-O em gestos e ações repassados de ternura e proximidade, em contínua entrega e doação.

1864, na cidade de Toro (Espanha), um grupo de 12 jovens tornava realidade o sonho do homem que foi a mediação de Deus para o nascimento da Congregação, ele que desde a sua tenra idade experimentou que a sua vida só tinha sentido na resposta generosa ao chamamento que Deus lhe fazia: “Sinto que Deus me chama para fazer o bem na terra”.

Hoje, 2017, toda a Família “Amor de Deus”, presente em 18 países, com o lema useriano da Verdade e do Bem, une-se para fazer memória agradecida, para comprometer-se em projetos de fraternidade e para, como o seu Fundador, sonhar juntos um mundo onde reine o amor de Deus e o amor a todos os seus filhos.  

Esta vivência celebrativa, de compromisso e de sonho, que iniciamos a 27 de abril, prolongar-se-á durante o que chamamos de Mês Usera / Mês Azul, até ao dia 17 de maio, data na que o P. Usera, em 1891, era chamado por Deus para a Pátria definitiva: “Vem e entra no gozo do teu Senhor…”

Vivemos este tempo com entusiasmo e alegria. E o Padre Usera, desde o Céu, atrairá para toda a Família “Amor de Deus” e para cada um dos seus membros, as maiores bênçãos de Jesus Ressuscitado e de sua e nossa Mãe, a Virgem Maria.